Carro Online
Acesso VIP:
Email:
Senha:
Busca:

Sumário das edições

10/06/2009 13:20:00

Volvo FH e FM

A Volvo agregou às linhas FH e FM todas as esperadas tecnologias de segurança ativa e passiva

Volvo FH e Fm

Mais

Adequar um veículo à necessidade do transportador é premissa para colaborar com a evolução da atividade e equilibrar os custos que ela gera. Com isso, é possível que, a partir dessa etapa, descenda uma nova forma de fazer transporte no país. Basta uma fabricante adotar iniciativas nesse sentido para se tornar uma tendência ou criar uma ofensiva: as marcas acabam dando passos que as levam ao cumprimento do que logo se torna uma obrigação. E como o assunto é segurança, a Volvo Trucks, conhecida por promover essa causa no setor de transporte, apresentou, repaginada, a sua linha de caminhões FH e FM 2010.

Se por um lado as modificações externas foram pouco significativas — trata-se mais de um processo de facelift —, os predicados que esses pesados trazem e que darão uma nova dinâmica ao transporte rodoviário de carga são relacionados à segurança.

Com o passar dos anos, o conceito arrojado, virtude da marca, permanece, mas mais avultoso, para caracterizar a atual gama.

Agregado ao design está a cabine XL Globetrotter, uma nova opção a ser ofertada ao mercado brasileiro com 140 mm a mais de altura. Esse habitáculo será oferecido apenas para a família FH e é indicado para as maiores potências da marca como as de 440, 480 e 520 cv. Junto a esse lançamento, a Volvo também dispõe do FM 11, de 370 cv, com a cabine maior: 390 mm.

Confira a matéria completa na edição 72 da revista Transporte Mundial, já nas bancas.

Fernando Fischer / texto: Andrea Ramos

Imagens Divulgação

Interação

Comentários

Edson fernandes do Nascimento , em 31/10/2009 - 00:07

Sim!Pois o equipamento irá trabalhar em uma faixa de rotação econômica e de torque e evitando choques e rupturas nos componentes do trem de força.

Hélio José , em 04/07/2009 - 16:07

A cada ano a Volvo nos surpreende mais! A tecnologia embarcada nestes veículos são o diferencial da marca. São veículos dignos de serem chamados de Caminhões Top de Linha do mercado brasileiro. Em um país onde ocorrem tantas mortes no transito a Volv...

Enquete

Você acredita que a médio ou longo prazo a caixa de transmissão automatizada pode substituir os câmbios mecânicos?

Não
Sim